Como proceder ao ser picado por uma cobra venenosa?
Em primeiro lugar temos de esgotar as possibilidades e fazer de tudo para evitar um acidente e isso você viu (no post anterior) . Depois que ocorreu precisamos saber exatamente como proceder ao ser picado por cobra venenosa.
Como proceder ao ser picado por uma cobra
- Não amarre o braço ou perna acidentada. O torniquete, dificulta a circulação do sangue e pode produzir necrose ou gangrena potencializando a ação local do veneno.
- Não adianta chupar o local da picada. É impossível retirar o veneno do corpo, pois ele entra imediatamente na corrente sanguínea. A sucção pode piorar as coisas.
- Não coloque folhas, querosene, pó de café, terra, fezes e outras substâncias no local da picada, pois elas não impedem que o veneno vá para o sangue. Ao contrário, podem provocar uma infecção, assim como os cortes.
- Evite que o acidentado beba álcool e outras substâncias tóxicas que, além de não neutralizarem a ação do veneno, podem causar intoxicação.
- Mantenha a vítima calma após a picada de cobra, mantendo-quieto e silencioso
- Mantenha o acidentado deitado, em repouso, com a parte atingida abaixo do nível do coração para reduzir o fluxo de veneno.
- Evite que o acidentado ande ou corra.
- Cubra o local da picada com um curativo limpo e seco.
- Mantenha o local afetado voltado para cima.
- Monitore temperatura, pulso, freqüência respiratória, pressão arterial , sudorese e palidez.
- Evite que o acidentado ande ou corra.
- Retire anéis, pulseiras , e corte as roupas pois o corpo deverá inchar pode impedir a circulação do sangue.
- Identifique a cobra gravando um vídeo ou foto. Se possível matar a cobra e levar ela será melhor, mas tome cuidado com novas picadas. Lembre-se que uma cobra pode picar mesmo morta após vários dias.
- Leve imediatamente o acidentado ao serviço de saúde, para que ele receba soro e atendimento adequados.
- O soro, quando indicado, deve ser aplicado o mais breve possível e em quantidade suficiente, por profissional habilitado. Deve ser específico para a serpente que o picou
Conclusão
Essas são informações úteis retiradas em vários sites específicos no assunto e principalmente do instituto Butantan. Apenas repassamos as informações e não nos responsabilizamos por eventuais consequências.
http://www.institutobutanta.com.br/como-tratar-picadas-de-animais-peconhentos/