Creio que todo fã de Largados e Pelados e de sobrevivência alguma vez já teve a curiosidade de fazer fogo com materiais primitivos. Então como fazer fogo sem o auxílio de itens modernos como fósforos ou um isqueiro?
Nesse artigo veremos diversas formas de fazer fogo. Destaco por exemplo fazer fogo com arco e broca, fogo com bambu, ou apenas com graveto. Se ligue no passo a passo, vejas as fotos e os vídeos, pois isso poderá ser muito útil pra você em uma situação de sobrevivência.
A importância do Fogo
Sabemos que o fogo é muito útil para proteção ao afastar animais, para preparar alimentos e purificar água, além de aquecer seu corpo principalmente durante a noite.
Em uma situação de sobrevivência é praticamente impossível não ter fogo. É difícil cuidar e manter uma fogueira acesa, mas sua sobrevivência dependerá disso. Então como fazer fogo?
Fogo Tradicional
As formas tradicionais de fazer fogo são o uso de fósforos e isqueiros. O problema de se ver refém dessas formas é que para o caso de danificar ou molhar os fósforos ou o isqueiro a situação ficará muito complicada.
Além disso há uma vida útil para esses itens. Quando acabar os fósforos ou o gás dos isqueiros você não terá mais fogo.
Por isso é muito importante dominarmos outras técnicas de fazer fogo. Falaremos sobre algumas delas agora.
bloco de anúncios.
Como fazer Fogo Primitivo
Veremos 8 formas:
- Fogo com arco e broca
- Fogo com bambu
- Fogo com broca manual ou graveto
- Fogo com Vidro
- Fogo com garrafa Pet
- Fogo com gelo
- Fogo com bateria ou pilha
- Fogo com pederneira
Fogo com arco e broca
Instrumentos necessários:
- Uma base de madeira (a mais macia que encontrar).
- Um galho duro e encurvado em formato de arco.
- Um galho o mais reto e duro possível para servir de broca. (Se conseguir um que também seja pontudo, melhor ainda. Caso contrário, se houver uma faca, use-a para talhar a ponta.
- Corda ou cordame.
- Um pedaço de madeira pequeno, ou uma pedra, para segurar a broca enquanto gira o arco.
- Será de grande utilidade se houver um facão ou faca para talhar as madeiras e ajustar a ponta da broca, mas caso contrário, é possível fazer sem este instrumento.
Procedimento
Passo 1:
Primeiramente, a corda deverá ser amarrada de maneira frouxa nas pontas do arco.
Passo 2:
A broca deverá ser enrolada na corda conforme as imagens a seguir.
Passo 3:
A broca presa no arco deverá ser apoiada na base de madeira em posição vertical. Ao mesmo tempo, as folhagens secas devem estar em volta da broca e em cima da base de madeira enquanto, para facilitar, a base de madeira é firmada no chão com os pés.
Você deve pressionar a broca contra a base com o pedaço de madeira ou pedra para proteger a mão, e com a outra mão você movimenta o arco para a direita e para a esquerda.
Desta forma, a broca deverá atritar com intensidade na base de madeira até começar a produzir fumaça. A fumaça logo se transformará em uma brasa. Então, você deverá assoprar as folhagens secas para que o fogo se espalhe.
Passo 4:
Tente juntar mais folhagens e galhos para encorpar o fogo e então sua fogueira poderá ser feita.
Veja o vídeo a seguir
Se quiser mais detalhes o vídeo a seguir mostra como fazer fogo com arco e broca.
Fogo com bambu
Instrumentos necessários:
- Um pedaço de bambu (escolha o mais amarelo e seco que encontrar).
- Uma faca.
- Ninho, palha seca, raspas de bambu seco (ou qualquer material inflamável) para servir de isca.
Procedimento
Passo 1:
Rache o pedaço de bambu ao meio.
Passo 2:
Em uma das metades, faça uma fenda pequena utilizando a faca.
Passo 3:
Do lado interno do bambu em que foi feita a fenda, coloque as iscas e as pressione com um graveto duro ou com um pedaço de outro bambu. As iscas devem ser pressionadas na altura em que foi feita a fenda.
Passo 4:
Encaixe a fenda (pela parte externa) na lateral da outra metade do bambu rachado ao meio (formando uma cruz com as duas). Em seguida, atrite o bambu com movimentos rápidos e repetidos. Faça isso até que desponte uma fumaça branda das iscas.
Passo 5:
Repita este movimento até aparecer fumaça, em seguida, sopre a brasa que se formou sob as iscas para que o fogo aconteça. E então, adicione outros materiais inflamáveis à chama formada e sua fogueira estará pronta.
Veja o vídeo a seguir
Se quiser mais detalhes o vídeo a seguir mostra como fazer fogo com bambu.
Fogo com broca manual ou fogo com graveto
Instrumentos necessários:
- Graveto de aproximadamente 2 cm de diâmetro para ser utilizado como broca.
- Um pedaço de madeira com uma parte plana para servir de base.
- Ninho de palha seca (ou de qualquer material inflamável) para servir de isca.
- Faca ou algum objeto cortante para furar a base.
Procedimento
Passo 1:
Faça um furo de aproximadamente 2cm de profundidade e diâmetro na base de madeira para fazer o fogo com fricção giratória por broca.
Se o método de fogo for por arraste, faça um afundamento na madeira plana onde a madeira irá ser friccionada.
Passo 2:
Coloque a ponta do graveto no furo e segure-o entre as duas mãos, pressionando-o contra a madeira. Gire-o nos dois sentidos até uma brasa começar a aparecer.
Para o método por arraste, apoie a madeira plana no chão e na perna e faça a fricção com a broca para cima e para baixo.
Passo 3:
Assim que a brasa despontar, pressione a ponta do graveto contra a isca de palha seca e deixe a brasa queimar um pouco. Se necessário, assopre a casca para que o fogo espalhe.
Fogo com vidro ou lente
Instrumentos necessários:
- Um caco de vidro ou lente.
- Palha seca. (ou qualquer material inflamável)
Procedimento
Para funcionar nesse método o sol precisa estar “forte” com resultados melhores com o “sol a pino” por volta das 12:00. Posiciona a lente ou pedaço de vidro de forma a incidir o máximo de luz solar em um único ponto, gerando assim calor.
Esse ponto é a palha seca, que vai gerar uma brasa e que dará início ao fogo, se necessário assopre até começar as chamas.
Fogo com garrafa Pet
Instrumentos necessários:
- Garrafa vazia transparente.
- Água.
- Palha seca. (ou qualquer material inflamável)
Procedimento
Primeiro você deve colocar a água na garrafa Pet. A partir daí o procedimento é exatamente igual ao fogo com vidro explicado logo acima.
Fogo com gelo
Você fará fogo dessa forma em algum ambiente que tenha neve. É o jeito mais difícil que existe para fazer fogo, mas é possível.
Instrumentos necessários:
- Neve ou gelo.
- Palha seca. (ou qualquer material inflamável)
Procedimento
Basta pegar um pedaço de gelo e girar ele entre suas mãos até que ele fique bem parecido com uma lente, ou um vidro relativamente grosso.
Feito isso, use-o como uma lupa, fazendo com que a luz solar penetre nele e faça um foco em algum local seco e inflamável. Pronto, seu fogo estará feito. O procedimento é parecido com o fogo com lente e vidro e do fogo com garrafa Pet.
Porém, é muito mais difícil pois tudo está muito úmido e têm que tomar muito cuidado para não molhar a isca.
Fogo com baterias ou pilhas
Instrumentos necessários:
- Uma pilha, bateria ou bateria de celular com pelo menos um pouco de carga.
- Um condutor metálico (Papel metalizado, papel alumínio, fio)
- Isca de palha seca. (ou qualquer material inflamável)
Procedimento
Mas como fazer fogo com pilhas ou baterias? O objetivo é fechar um curto entre os polos positivo e negativos da pilha ou bateria. Para fechar esse curto usamos um condutor metálico, um fio, papel metálico de chiclete, etc.
Ao fazer isso a área metálica vai esquentar e pegar fogo. Rapidamente, ao aparecer a primeira chama, é só colocar na isca e iniciar a fogueira.
Fogo com Pederneira
Instrumentos necessários:
Procedimento
Como fazer fogo com pederneira? Deixei esse por último, mas é o jeito mais fácil de todos citados. É só riscar a pederneira com a faca na direção da isca, gerando faíscas. O fogo se inicia bem rapidamente.
Para otimizar o processo é só raspar um pouco da barrinha de magnésio na isca e riscar na direção das raspas, o que inflamará rapidamente as chamas.
Como fazer Fogo?
Têm mais alguma sugestão de como fazer fogo além das citadas? Deixe seu comentário e ajude a deixar esse artigo mais completo.