Vai começar a se dedicar a cutelaria artesanal ou – até mesmo – profissional, mas não entende muito de aço? Então pode ficar tranquilo, pois nas linhas a seguir você irá entender os diferentes tipos de aços para cutelaria com o auxílio desse Guia (quase) completo de aços para cutelaria.
Guia (quase) completo de aços para cutelaria
Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente que existem milhares de aços diferentes e cada um deles possui uma nomenclatura diferente. Afinal de contas, cada fabricante concede uma nomenclatura técnica oficial para o seu aço.
Porém, tem uma forma diferente de identificar suas diferenças ligas, de modo que a bagunça fica um pouco menor. Porém, não se iluda, é muita coisa, portanto não adianta querer entender tudo de uma vez. Procure ir absorvendo a informação aos poucos, estudando um aço de cada vez.
Para começar vamos falar dos Aços Simples. Ou seja, aqueles aços cuja composição é apenas ferro e carbono, os quais são designados pelo algorismo “1”, em quais o final define o percentual de carbono.
Confira alguns destes aços:
Aços para cutelaria
Aço 1020
Trata-se de um Aço Simples, que contém 0,2% de carbono. Na realidade, este aço não serve para a cutelaria, porém é utilizado na construção de maquinários e dispositivos para as oficinas, e pode ser utilizado pelo cuteleiro para fazer cabos e soldar nas peças que está fazendo.
Aço 1045
O aço 1045, contém 0,45% de carbono. Ele já pode ser utilizado na cutelaria, pois já começa a pegar tempera, se esta for feita na água. O 1045 pode ser uma boa opção para fazer espadas e alguns facões, porém existem aços de maior qualidade no mercado.
Aço 1070
Com 0,7% de carbono, o aço 1070 já é mais utilizado na cutelaria, principalmente para fazer sanduíche com outros aços, no intuito de formar aços tipo damasco.
Aço 1095
O aço 1095, com 0,95% de carbono é um excelente aço para o cuteleiro iniciante praticar a forja, e até mesmo fazer boas facas para quem gosta de facas de época, ou réplicas de facas antigas. Ele também é utilizado para fabricas as limas de qualidade.
Como dito acima, o número 1 indica que se trata de um aço simples feito de ferro e carbono, porém se o número inicial mudar, isso indica que o aço possuí algumas ligas.
Por exemplo, os com o digito 5 possuem um percentual de cromo na sua liga, enquanto os números finais continuam indicando a quantidade de carbono. Confira alguns:
Aço 5160
O aço 5160, possui uma liga de cromo e 0,6% de carbono. Este aço é muito utilizado para fazer molas automotivas e, sem dúvida alguma, é o principal aço para o cuteleiro forjador iniciante, porém não deixa de ser a escolha de muitos cuteleiros experientes. Isso acontece porque o aço 5160 é um aço gostoso de se trabalhar e apresentar ótimos resultados na confecção de espadas e facas.
Aço 52100
O aço 52100 contém 1% de carbono e um pouco de cromo. É o aço mais utilizado para fazer rolamentos, e pode ser encontrado em barras chatas e redondas. Sem dúvida nenhuma, é o aço de preferência da maioria dos cuteleiros brasileiros. Pois com ele é possível fazer qualquer tipo de faca, espada ou facão, possuí um ótimo fio e uma excelente afiação posterior.
Bem, como dito no início, este artigo tinha o intuito de passar uma ideia rápida dos aços mais utilizados pelos cuteleiros, para que você possa começar suas atividades.
A minha dica pessoal é que você salve esse artigo nos seus favoritos e consulte sempre que precisar, em breve pretendo fazer um guia completo de aços para a cutelaria.
Enquanto isso, deixe seus comentários nos campos abaixo e, claro, não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos no Facebook!